Informações sobre minha formação podem ser encontradas no link para meu currículo Lattes (embora eu seja preguiçoso para fazer atualizações...).
Nasci em Avaré-SP, e me mudei para Curitiba em 1999, com o objetivo de continuar a contribuir mais intensamente com a pesquisa básica e aplicada com aranha-marrom, e para desfrutar de uma bela cidade para se viver.
Tive a felicidade de encontrar valorosos parceiros (pesquisadores e instituições) e financiamento para levar adiante as pesquisas com a aranha-marrom, com muita informação sendo acumulada nesses anos.
Esse site é um modo de compartilhar com as pessoas que se preocupam com o loxoscelismo, particularmente os paranaenses, parte desse conhecimento. As sugestões são baseadas em anos de experiência e em medidas de bom senso. Espero que algumas delas possam ser úteis e aplicáveis em suas residências, a  fim de minimizar o número de aranhas nessas e/ou diminuir as chances de ocorrência de um acidente loxoscélico.
Boa parte do material vai ser disponibilizado através de links para imagens, de modo a facilitar a apreensão do conteúdo.

Obrigado pela sua visita,

Eduardo Novaes Ramires


 
 
O acesso ao material desse site é livre, mas lembre-se de citar a fonte de consulta!
  Site Map