Nesse local, irei aos poucos inserindo as perguntas mais comuns sobre loxoscelismo, com as respostas que considero apropridas, baseadas em minha experiência e na bibliografia sobre o tema.

Pergunta 1 - Uma pessoa pode morrer se ingerir uma aranha-marrom?
R - O veneno da aranha-marrom apresenta ação tóxica sobre o ser humano quando está na corrente sanguínea. Ouvi vários relatos de animais domésticos como gatos, camundongos e cahorros que mataram e ingeriram aranhas-marrons, que foram depois localizadas nas fezes, e não apresentaram sintomas de envenenamento. Lagartixas (Hemidactylus mabouia) morrem em poucos minutos se picadas por uma fêmea de Loxosceles intermedia, mas ingerem nas casas muitas dessas aranhas.  A lagartixa evita ser picada pela aranha durante a captura da mesma, atacando-as pelas pernas ou abdome.

Pergunta 2 - De Kauany, feita em 30 de dezembro de 2009:
Quem já foi picado por aranha-marrom pode doar sangue?

R - Sim. Entretanto deve-se o comunicar o fato no momento da doação de sangue, pois pode existir uma restrição quanto ao período após o acidente loxoscélico em que deve-se evitar a doação. Eu sou doador de sangue e já fui picado, e o fato de ser picado por uma aranha marrom nunca  me foi perguntado no questionário prévio.


Pergunta 3 - As lagartixas podem morrer pela aplicação de inseticidas utilizados para controlar a aranha-marrom?
R - Sim, infelizmente. Por  isso mesmo o uso de inseticidas tem que ser muito bem pensado, e restrito a casos de infestção mais sérias,  pois seu uso diminui muito o número de lagartixas, que trabalham "de graça" no controle das aranhas-marrons!

Pergunta 4 - 
Nome: Milana Email: talk.to.milana@gmail.com
Cartão de Visitas:   
País: BRASIL  Data: 27 Dec 2010 15:13:20 GMT

Comentário: Parabéns pelo site. Este foi o único site onde encontrei alguma informação útil. Ví uma aranha descer de uma teia, e rapidamente se escondeu dentro da cama embutida, de modo que foi impossível encontrá-la novamente. Apesar de tê-la visto apenas por alguns segundos, graças às fotos do seu site tenho quase certeza que se trata de uma Scytodes globula, e esta seria a razão pela qual não temos aranha-marrom em casa. Queria saber se ela é perigosa para nós e para os animais de estimação.

 
Oi Milana, obrigado por sua visita. A Scytodes não apresenta nenhum risco conhecido para a saúde de vertebrados, eu manipulei centenas delas e não tive nem sequer alergia pelo veneno "cuspido" (ejetado) em minha pele.


 
O acesso ao material desse site é livre, mas lembre-se de citar a fonte de consulta!
  Site Map